terça-feira, outubro 14, 2003

 
111 - A POLÍTICA, OS POLÍTICOS...

Decidi não comentar aqui nenhum dos recentes acontecimentos políticos.
Em primeiro lugar porque ocorreram durante a minha ausência e já foram todos largamente comentados na comunicação social tradicional e pela maioria dos blogues.
Depois porque sinto vergonha destas situações, porque me sinto incomodado enquanto cidadão.
Sei que a democracia de faz com os partidos políticos e que nos cabe tentar preservar e respeitar a dignidade da imagem dos políticos.
Mas como, nas actuais circunstâncias ? Se eles próprios dão de si mesmos a triste imagem de comportamento e de conduta a que estamos a assistir ?
Para além dos 2 Ministros demitidos, da sua actuação e das suas palavras de honra, como aguentar ouvir nas televisões os comentários do senhor Guilherme Silva ou da senhora dona Ana Gomes ? O senhor Ferro Rodrigues ou o espectáculo lamentável do senhor Paulo Pedroso ? Um juiz em todo o terreno ou um procurador falando mais do que deveria ?
Como aguentar tudo isto sem sentir vergonha de viver aqui, da pobreza do nosso ambiente político, destes políticos que se dirigem aos seus concidadãos como se todos nós fossemos estúpidos, como se nenhum de nós soubesse pensar, como se não tivéssemos a nossa própria capacidade de discernimento ?
Afinal que país real conhecem a eles, que ideia têm a nosso respeito, continuarão a julgar-se reis num país de cegos ?
Não haverá um único que tenha coragem de mostrar a dignidade que lhes cabe ?
Não haverá um único que evite o populismo ou a demagogia de tentar esconder o que é óbvio ?
Que respeite os seus eleitores, os cidadãos deste país ?