sexta-feira, setembro 19, 2003

 
103 - PUBLICIDADE ? INFORMAÇÃO ?

Cá está de novo a mesma situação. Publicidade? Informação?
A mim apetece-me registar estas coisas como informação.
Como quando se diz em que cinema passa um filme, em que local se realiza um concerto, ou em que estádio se jogará uma partida de futebol.
Mas outros considerarão que se trata de publicidade. Estão no seu direito.
Aqui fica o anúncio de mais um livro, dentro de dias nas livrarias:

Globalização – Ciência, Cultura e Religiões

Globalização, Ciência, Cultura e Religiões foi o tema da Conferência Internacional organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian que juntou reputados especialistas internacionais e proporcionou uma oportunidade excepcional de debate sobre várias questões cruciais do nosso tempo.
A ciência desde sempre estabeleceu o universo como o seu território. E a religião – embora assente em formas de carácter regional – exprime por excelência uma atitude universal. Como poderão as religiões enfrentar a tensão entre o seu enraizamento particular e a sua atitude universal, num mundo em que estes princípios são quase diariamente confrontados entre si? E, no caso da ciência, que novos desafios lhe coloca este mundo global? Em particular, que desafios específicos são hoje enfrentados pelas instituições que dominantemente lhe serviam de lar: as universidades?
Cultura e civilização, são também abordadas do ponto de vista dos desafios da era global. Pode um mundo globalizado preservar a riqueza da pluralidade de culturas, ou está destinado ao empobrecimento da uniformização?

Este livro reúne textos de várias individualidades do mundo da política e cultura como: Eduardo Lourenço, Eduardo Marçal Grilo, Emílio Rui Vilar, João Lobo Antunes, Jorge Sampaio, José Manuel Durão Barroso, José Policarpo, Mario Vargas Llosa, Michael Gibbons, entre outros.

Depois da publicação de Globalização, Desenvolvimento e Equidade e Cidadania e Novos Poderes Numa Cidade Global, a Dom Quixote encerra com este livro, a publicação dos textos das três conferências organizadas pela Fundação Calouste Gulbenkian sobre Globalização.

Quem perdeu as sessões que leia os livros.