segunda-feira, setembro 01, 2003

 
091 - VÁRIOS EXCLUSIVOS PARA OS BLOGUES…


Depois do caso Versículos Satânicos, com ameaças de morte e protecção do SIS, do percurso agitado e sinuoso da publicação do livro de Rui Mateus (que um dia relatarei em detalhe...), eis-me de novo envolvido na edição de um livro que agitará por aí muitas águas.
Este sim, espero que não seja silenciado...
Chama-se “O Inimigo Sem Rosto – Fraude e Corrupção em Portugal”, da autoria de Maria José Morgado, actualmente Procuradora-Geral Adjunta do Tribunal da Relação de Lisboa, até quase ao final de 2002 responsável pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira da Polícia Judiciária.
Num blogue que tem por nome Textos de Contracapa, nada melhor do que reproduzir abaixo o texto da contracapa deste livro, da autoria do jornalista José Vegar, seu co-autor – fica o texto no final desta informação.
Sem grandes alaridos, nem sensacionalismos. Para respeitar o rigor, a precisão e o sentido das responsabilidades contidos neste texto impressionante e perturbador.
Publicação lá para o final de Outubro.

*
Antes da saída deste livro teremos ainda (nesta agitada rentrée) um outro livro surpreendente e polémico.
O director do Expresso, José António Saraiva, resolve finalmente contar algumas das histórias internas e inéditas do jornal: “Confissões de um Director de Jornal”, a sair no final de Setembro.

*
Também em Outubro, para além das polémicas memórias da senhora Clinton que tanta tinta têm feito correr, será publicado um inédito de Shimon Peres, “Um Tempo para a Guerra; Um Tempo para a Paz”.
Infelizmente, na prática, todos sabemos, muito mais para a Guerra do que para a Paz... De qualquer forma, a reflexão de um homem que tentou lutar pela paz com as armas de que dispunha.

*
E conforme tinha já prometido num post anterior, realço também a nova colecção CADERNOS DOM QUIXOTE DE REPORTAGEM, com o lançamento simultâneo dos seus 3 primeiros títulos lá para o início de Novembro:

1 – O ESTRAGO DA NAÇÃO, de Pedro Almeida Vieira (incluí um capítulo sobre os recentes fogos florestais);

2 – OLHEM PARA MIM, Geração Modelo, de Fernanda Câncio (Prefácios de Inês Pedrosa e Alexandre Melo, fotos de Abílio Leitão);

3 – A NUVEM DE CHUMBO, O Processo da Casa Pia na Imprensa, de Oscar Mascarenhas e Nuno Ivo;

*
Um bom regresso de férias e um sinal de optimismo relativamente ao interesse dos portugueses pela leitura e pela reflexão.
E da vitalidade da Dom Quixote, já agora, também.
Um dia destes falarei de outras novidades, nomeadamente das literárias, onde estão os livros novos de Pepetela, Inês Pedrosa, António Lobo Antunes, Vargas Llosa, João de Melo, Mafalda Ivo Cruz, José Eduardo Agualusa, António Tabucchi, João Ubaldo Ribeiro, uma belíssima antologia poética de Borges em tradução de Ruy Belo, etc.

*
E aqui fica então o texto da contracapa do livro de Maria José Morgado:

"Os crimes económico-financeiros organizados, neles incluindo a corrupção e a fraude, não fazem, aparentemente, vítimas. No entanto, como se tenta demonstrar ao longo destas páginas, são provavelmente aqueles que maiores danos causam aos Estados e aos seus cidadãos. Geram pobreza, impedem o desenvolvimento económico, provocam injustiça social e são responsáveis pela degradação do sistema político e das instituições públicas.
Neste livro, onde se procura escrever sobre questões complexas e delicadas de um modo simples, pretende-se fazer uma análise, tão fundamentada quanto possível, da dimensão real desta criminalidade no nosso país.
Por outro lado, sendo este um tema que continua arredado da agenda política, o que provoca dificuldades acrescidas a polícias e a magistrados no terreno, defende-se um modelo de combate ao fenómeno que tarda em ser aplicado."

*
Promoção e publicidade, dirão uns. Boa informação, dirão outros.
Há que decidir por uma...