sexta-feira, agosto 01, 2003

 
080 - OS BLOGUES

Quando da conferência de imprensa e da entrevista de Fátima Felgueiras à RTP 1, houve quem, com excesso de entusiasmo, se alegrasse com a reacção e eficácia dos blogues.
Na verdade, escassos minutos após os acontecimentos, era possível encontrar por aqui as mais variadas reacções. Posições da direita até à esquerda, análises profundas ou comentários superficiais. Os blogues mostravam ser mais rápidos e mais amplos do que a comunicação social tradicional. E assim foi, igualmente, em muitas outras situações. A velocidade deste meio permitiu ter acesso quase imediato à noticia e à variedade dos comentários.
Mas foi sol de pouca duração, como é costume dizer-se.
Hoje os blogues parecem distraídos do mundo que os rodeia. Falam de si próprios. Das suas "audiências", inclusivé, como os canais de televisão, contentes com o que conquistaram. Como se receassem intervir sobre o que se passa à sua volta. De activos passaram a niilistas.
A não ser que os "silêncios impostos" os tenham já atingido também a eles...
Nem o jantar dos militares comentaram.

PS: O jornal "24 horas" transcreve o meu post nº 076. É assim. Quando se não tem nada para dizer, quando se não quer falar de outras coisas, tudo serve para encher o papinho dos escandalos. Fizeram-me, além do mais, uma autêntica perseguição telefónica à procura de comentários adicionais. Ligando-me para vários telefones, usando vários telefones para ver se eu os não identificava. Coloquei aqui o comentário porque lhe achei graça e oportunidade. Mas não contem comigo para alimentar faits divers.