segunda-feira, julho 14, 2003

 
060 - OS AUTORES, SENHOR...

Olá, Francisco... com que então, os Autores, senhor, porque os fazeis sofrer assim ?!!
Não me diga que após o conhecido "choradinho" dos editores, teremos agora o choradinho dos autores... Sem razão, penso eu, no que se refere àqueles que têm um trabalho regular enquanto tal.
Cada vez maiores tiragens, cada vez maior número de leitores, cada vez mais livros vendidos, razoável acesso à promoção através dos media, uma industria editorial que se fortaleceu e modernizou e lhes presta hoje um serviço de razoável qualidade em todas as vertentes, cada vez maior descentralização de iniciativas culturais através do apoio das bibliotecas e municípios, cada vez maior interesse externo pelas suas obras promovido pelos editores e seus agentes, etc., etc.
Claro que há autores que terão razões de queixa dos seus editores. Não posso falar deles porque não conheço os problemas particulares de cada um. E há ainda a questão especifíca das "primeiras obras", que é um problema distinto.
Mas no resto, Francisco, porque nos lamentaremos assim ?
Só se for por causa do Ministro que nos coube (pessoa estimável, é certo) e da falta de acção do Estado nesta área, ignorando a parcela de trabalho que lhe cabe.