quarta-feira, julho 02, 2003

 
049 - OS NOVOS EMIGRANTES, 2

Continuo o tema do post 046. Tenho já alguns dados numéricos recolhidos e, como disse, voltarei a este assunto de um modo menos superficial.
Para já, com os meus agradecimentos, reproduzo um mail recebido e que me parece testemunho interessante sobre a questão:

From: sresende@iol.pt
To: ndematos@clix.pt
Sent: Wednesday, July 02, 2003 9:52 AM
Subject: emigrantes

Caro Nelson,

Sou uma das emigrantes a que fez referência no seu blog.
Em Fevereiro deste ano peguei nas malas (e como pesavam!) e avancei.
Cheguei a Madrid com trabalho, algo que nao tinha em Lisboa. A licenciatura, a pós-graduaçao, o conhecimento de línguas estrangeiras nao abrem muitas portas em Portugal.
O pouco que se consegue é com trabalho desproporcional à recompensa. Esta é ridícula, temporal, quando nao é nenhuma...
A minha anterior experiência profissional foi aterradora. A escravidao parece permanecer no espírito de muita gente...
Como nao gosto de repetir os erros, a melhor soluçao foi sair do casulo. Uma experiência interessante a todos os níveis.

De facto já é tempo de analisar o fenómeno da emigraçao. E estes novos emigrantes sao jovens, com estudos, curiosos e ambiciosos... Estou errada?
É tempo também de perceber quais as condiçoes que levam a que a massa cinzenta portuguesa tenha ganas de fugir do rectângulo...

(Já agora aproveito para o felicitar pelo seu blog)

Cumprimentos desde Madrid (e, como se percebe pela falta do til, desde um teclado espanhol)


Comments: Enviar um comentário

<< Home