segunda-feira, maio 12, 2003

 
007 - A CRISE

Esta conversa, verdadeira, ilustra bem o que ainda se pensa do trabalho dos escritores, mas também da minha esforçada profissão.

- A crise está por aí... - diz-me o meu barbeiro, suspendendo o trabalho com um ar preocupado.
- É verdade, senhor Joaquim, parece que é verdade... respondo eu distraído.
- Mas o senhor doutor, certamente, antes de publicar os livros, cobra-lhes um adiantamento sobre as suas despesas...

Prevendo a confusão, decido-me a explicar-lhe.

- Não, senhor Joaquim, eu quando entrego os livros nas livrarias dou-lhes ainda um prazo de pagamento, normalmente 90 dias. Não lhes cobro nada adiantado.
- Não me refiro a isso - explicou o senhor Joaquim - refiro-me aos escritores... Certamente que quando eles lhe entregam os livros para publicar, o senhor doutor lhes há-de cobrar alguma coisa adiantado. A mim todos os fornecedores me cobram 40%, agora é a moda, sempre 40% do trabalho adiantado.

A confusão estava mesmo instalada. Nada a fazer senão clarificá-la.

- Não, senhor Joaquim, os escritores não pagam nenhum adiantamento. Eles entregam-me os seus livros (o seu trabalho), sou eu que normalmento lhes pago um adiantamento sobre as vendas dos seus livros.

Aí o senhor Joaquim abriu a boca de espanto:

- Então o senhor doutor publica-lhes os livros e ainda lhes paga por cima...!

Comments: Enviar um comentário

<< Home